segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.


Esta parábola de Joao 10:1-21 Jesus declara em forma de metáfora quem é o verdadeiro pastor, Curral representa às todas as ovelhas, ou seja, todo povo que necessita ser pastoreado e conduzido as verdades que libertam da escravidão, das prisões, das trevas, dos enganos, das doutrinas que escravizam, dos sistemas que engessam e cegam, corrompem e não tem poder de justificar e libertar. O Pastor representa Jesus. Como diz a parábola:

A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora”. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz". João 10:3,4
Isso também é a interpretação de que Jesus trouxe uma nova aliança, ou seja, o fato de que as ovelhas não estão mais confinadas a lei, sistema algum e ou religião, elas podem respirar novos ares e paragens, sair para fora de onde estavam em segurança, sem receios ou medo, porque sabem que estão sobre os cuidados e cajado do verdadeiro pastor que que é Jesus, que realmente conduz as águas tranquilas, sem prisões, jugos pesados, bagagens e tudo aquilo que a religiosidade e o legalismo impõe, como diz
"O Senhor é meu Pastor, nada me faltará, deitar me faz em verdes pastos, guia me mansamente as águas tranquilas, refrigera minha alma e guia me pelas veredas da justiça" Salmos 23
Também fala parábola sobre o ladrão que entra por outra parte que não é a porta principal. Essa outra parte representa os escribas e fariseus, que naqueles dias, era as lideranças que oprimiam o povo com jugos contraditórios, injustos e corrompidos pelas alianças que tinham com o governo romano. E por sua vez maquiavam os preceitos da lei com sofismas, recursos de palavras, falsa piedade, pompa e hipocrisia, assim escravizavam o povo nessa confraria de sistema que cegava alguns, oprimiam e corrompiam outros. Tudo em nome da Lei e em nome de Deus. Um verdadeiro exemplo de pastor que entra pela outra porta. Não existe caminho, nem verdade, ou meio, não existe porta... Que não seja Jesus.
Como disse: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância"João 10:9,10.
Não há como conduzir ou discipular alguém usando meias verdades. Não há como você falar Daquele que é a verdade, usando mentiras, ou omitindo a verdade para beneficio pessoal. Fazer isso não é representar o verdadeiro pastor, mas sim o ladrão e salteador. Quem anda na verdade tem Jesus como a porta, entra e sai , é livre porque ouve a voz do verdadeiro pastor.

wayluzbiblica.blogspot.com

Sobre o Autor:
”SEU_NOME” Celso José B... é Cristão, Bacharel em Teologia pela Faculdade Refidim Jlle e Graduado pela Faculdade Sul Americana LDA.

<

Nenhum comentário:

Postar um comentário