sábado, 6 de abril de 2019

7 razões pelas quais não acredito mais na "igreja" ...

Não acredito mais em denominações, instituições, comunidades e grupos, ou qualquer outra nomenclatura que se queira representar e dar nome àquilo que todas as pessoas chamam de "igreja". Passei tão somente a crer na Igreja orgânica! Ou seja; onde duas ou mais pessoas se reúnem em comunhão e fazem a Igreja acontecer de fato! e em verdade legitima em Cristo!
Não acredito mais em uma instituição que seu líder entende que é necessário estar favorável ao governo e a politica. Pois assim faziam os fariseus, escribas e doutores da lei nos dias que Cristo esteve pisando na terra, foi eles que mandaram crucificar a Jesus por inveja de seu ministério.
Não acredito mais em uma denominação, em que é obrigatório que seu representante tenha que se posicionar diante da sociedade para dar satisfações, acerca de vários assuntos, sempre relacionado a politica. Pois o povo de Cristo não deve ter nada a ver com o sistema do mundo, o mundo ilude você a "ter" e "ser próspero", Cristo diz que você terá aflições no mundo.
Não acredito mais em uma denominação em que existe "coronel". Onde um "pastor" é que determina tuas as ações ativas na comunidade, onde tudo passa por ele, usurpando o lugar de Cristo, não entra no reino e não deixa ninguém entrar.
Não acredito mais em uma denominação religiosa em que existe sanções administrativas para quem toca com a menor palavra, ainda que seja critica construtiva, na estrutura do então sistema religioso. Na verdade é uma convenção que visa jubilar com generosa aposentadoria a cúpula que ali domina, a exemplo da politica onde todos querem ser eleitos para aposentar-se com altos salários e com conforto. Quando isso ocorre, fica evidente o bastante para concluir que a instituição é mesmo um negócio lucrativo, uma empresa maquiada com nome de igreja.
Não acredito mais em denominações religiosas, onde quem questiona se torna invisível. Alem de ficar invisível para a liderança, todos os membros também passa a não enxergar mais a você por indução da cúpula eclesiástica.
Não acredito mais em uma denominação religiosa em que o culto é antropocêntrico. Isso ocorre quando convidam outros pregadores, posse de novos pastores, apresentações nos púlpitos, cantores gospel e etc. Onde tudo se resume em intermináveis saudações, apresentações, elogios e confetes, show, circo etc. Sempre tudo voltado a satisfazer os caprichos, tolices e vaidades humanas. Pouco se fala em Cristo, pouco se centraliza em Cristo.
Não acredito mais em denominações que usam o paganismo para iludir fieis. Isso ocorre nas comunidades onde as pessoas não tiveram o minimo de condições, instrução e conhecimento, lugar de pessoas simples e de boa fé. Onde os lideres religiosos se servem dessa simplicidade e falta de informações para vender o evangelho. Resumindo em compra de água ungida, fronha ungida, sabonete ungido, cimento ungido, fogueira santa, vale do sal etc. Praticas que anulam o sacrifício de Cristo na Cruz do Calvário.
Passei tão somente a acreditar no Evangelho, me interessar apenas por tudo aquilo que Cristo fez; e sobretudo, guardar minha a fé e continuar a ser Igreja, e não, ir a "igreja"! ser Igreja organicamente! com quem converso eventualmente em qualquer lugar ou situação, ser Igreja como foi o Bom Samaritano! ser Igreja Ceiando em um almoço de comunhão com a família ou comendo uma pizza com amigos, ou um café com irmãos, enfim; Ser Igreja em qualquer reunião que acrescente mais a minha fé!...Afinal são milhões o numero de cristãos que estão enxergando e tendo esta mesma decisão.
Estes são os motivos pelos quais não acredito mais na "igreja". Mas continuo acreditando na pratica de SER Igreja, que acontece sem fins de interesses pessoais, despretensiosa e orgânica, onde a unica coisa que acontece é tão somente a presença de Jesus e não a presença de um homem, líder ou cantor usurpando o lugar de Deus. Mas um lugar onde há discípulos, em quem manifestam sim o louvor de forma espontânea, o louvor que confessa suas culpas uns aos outros e oram uns pelos outros. O louvor que tem a aprovação de Deus pelo fato de serem verdadeiros, recheados de sincero reconhecimento e necessidade de sentir a presença de Cristo. Sem ambições de glorias terrenas e passageiras.
Sobre o Autor:
Celso José B...5 é Cristão, Bacharel em Teologia pela Faculdade Refidim Jlle e Graduado pela Faculdade Sul Americana LDA.


21 comentários:

  1. Achei muito interessante seus motivos apresentados para nao frequentar mais as igrejas.

    O que me deixa um pouco preocupado é perceber que você nao conhece todas elas.

    Pois existe uma que preenche tudo isso que você escreveu.

    As testemunhas de Jeová se enquadra nos seus requisitos.
    Procure conhece-las.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu amigo! Me simpatizo sim com os TJ;
      Mas infelizmente eles não tem a mesma visão em relação a Jesus que os cristãos tem. Também não me sinto fora da Igreja ; Afinal igreja, como disse acima ela acontece em qualquer ocasião providencial . Eu sou Igreja!E também todos que agora leem este artigo também são...

      Excluir
    2. Corre, é cilada... Corre antes de entrar na que não exista saída honrosa dessa seita... Melhor estar fora fazendo o melhor que dentro dessa seita obscura e silenciosa

      Excluir
    3. Oi, vc sabe o significado de seita. Todo aquele que não aceita a bíblia por inteira e uma seita. Toda aquele que participam de doutrinas que não são de jesus e Jeová e doutrinas, todas aquele que não santificar o nome de Jeová como Jesus ensinou é uma seita,todos aquele que não acreditam nas promessas de Jeová, como continuar o paraíso aqui na terra como e o propósito de Jeová e uma seita, todos aqueles que pegam em armas para matar seu irmão em guerras e uma seita, não matarás, todos aqueles que aceitam inferno de fogo e uma seita ......

      Excluir
  2. Pequenas igrejas, grandes negócios.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite! Ser Igreja... em todos os lugares. Não ser mais que CRISTO, mais dar o seu melhor para ser semelhante á ELE. JESUS é o centro da Igreja, quando nos confia no servir é porque precisa que seus filhos sejam acolhidos e sintam o desejo de estar no corpo da Igreja. Quando deixamos JESUS agir por nós é seu Santo ESPÍRITO que nos direciona nesses Mistérios, já não falamos ou agimos por nós, mais sim seu Santo ESPÍRITO PARÁCLITO. DEUS ilumine seus caminhos e sua Fé, Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, por favor leia todo artigo com mais atenção, e depois me responda se Jesus acredita em alguma "igreja" a qual seus moldes são citados acima...

      Excluir
    2. Minha querida , leia novamente o artigo com mais atenção, depois comente se Jesus aprovaria uma "igreja" , denominação ou instituição nos moldes citados acima, pelo contrário Jesus condenou nos evangelhos a pratica do farisaísmo e secularismo. IGREJA é cada um de nós que cremos estando dentro ou fora , estando em qualquer lugar, inclusive em meio ao joio que está no meio do trigo.Não estou aqui condenando os que congregam em denominações, mas os evangelhos dizem que tudo que está encorberto há de se descobrir e o que está em oculto há de se revelar... Esse tempo apenas chegou!

      Excluir
  4. Você parece conhecer todas as "igrejas". Como Deus... Talvez por isso, só lhe falte uma informação... A igreja para Cristo, é um corpo. E você só fará falta, se fizer parte dela. Pelo contrário, nem pense em saldar o salário do Pastor. Ele nunca te convencerá dessa necesdidade. Você vai acabar desapontado, como Judas! Desorientado por conflitos pessoais e intransigentes.

    ResponderExcluir
  5. Olá; A Igreja a qual você insinua que não faço parte, realmente nao faço mais, como citado acima. Faço parte da Igreja orgânica que está presente no SER de cada Cristão sincero, que a exemplo de Jesus abomina o farisaismo e secularismo. Quando você diz que parece
    que conheço todas as igrejas como Deus, você erra. Conheço algumas denominações e instituições para discernir o bastante que o Brasil está tomado pelo evangelicalismo barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao salário de pastor . Acho justo um pastor dedicado receber salário para viver com dignidade . Mas não concordo de receber salário e altas prebendas para enriquecer .

      Excluir
    2. Quanto a insinuação que você faz que vou acabar como Judas, você também erra.
      Estou apenas refutando o FARISAISMO. Isso pelo contrário do que você pensou, é muito diferente de trair o verdadeiro evangelho.

      Excluir
  6. Plenamente de acordo. Finalmente um cristão , com madurez espiritual esclarecendo o verdadeiro significado sobre o que é ser sal da terra. Sejamos igreja de Cristo em todo e qualquer lugar deste universo.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Como você interpreta a seguinte passagem:
    "E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Hebreus 10:24-25)

    Além disso, como você vê as passagens bíblicas que fala sobre ordenação de obreiros, bispos, pastores, mestres?
    E também a questão dos Salmos quando diz: "Alegrei-me quando me disseram vamos à casa do Senhor"

    ResponderExcluir
  8. Olá Waikyna, tenho um artigo neste mesmo blog onde escrevi especialmente sobre Hebreus 10.
    Acho que você não entendeu bem .
    Eu sou contra as igrejas degeneradas pelo secularismo e FARISAISMO, mas não dá Igreja onde há pessoas sérias e verdadeiramente cristãs. Como este modelo de Igreja quase não está se encontrando em seu estilo tradicional, a razão que escrevi este artigo.

    ResponderExcluir
  9. Vc é a igreja é a morada e templo do ESPÍRITO SANTO seja como o bom samaritano creia em DEUS CREIA EM CRISTO, amaras a DEUS SOB TADAS AS COISA E AO TEU PROXIMO COMO A TI MESMO

    ResponderExcluir
  10. Ou seja: mais uma igreja se formando, com nova cara, nova denominação. Eu sei....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você chama a Igreja de pessoas, a resposta sempre foi, será e continuará sendo.
      Se você chama igreja de imóveis, carros e templos a resposta é não.
      Suponho que seja isso que você sabe...

      Excluir
  11. Eu sou a minha igreja. O amor é minha religião!

    ResponderExcluir
  12. Ótima explanação, concordo com seus pensamentos. Gostaria de, mui respeitosamente, lhe indicar Daniel Mastral. Os pensamentos dele são na mesma linha de raciocínio que a sua. A igreja somos nós e realmente onde estiverem dois ou três em Seu nome ali ele estará. Que a paz de nosso Deus esteja contigo e que Ele te dê forças pra continuar. Um abraço!

    ResponderExcluir