quinta-feira, 22 de novembro de 2018

O desafio de ser igreja...

"Desigrejados" !
Esta é uma palavra que você vai ouvir falar muito sobre ela nos dias que estão por vir no presente século. Isto por que, segundo o Censo do IBGE de 2010, já são uma estimativa de quase dez milhões o números dos que se desligaram das instituições e denominações. No próximo Censo de 2020 estima-se que este número ultrapasse tranquilamente os 20 milhões, tornando-se um número até maior em comparação com os que estão regularmente ligados a uma instituição . "Desigrejados" ! Esta palavra soa um tanto pejorativa e até maldosa, da parte de quem escolheu dar essa nomenclatura como termo aos que estão se desligando . Jesus quando teve com a mulher samaritana disse :
"Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".João 4:21-24
Ao meditar nessa palavra de Jesus àquela mulher, chega-se a conclusão que "desigrejados" não existe, nem tampouco a palavra como termo. Porque nós somos a igreja, o reino de Deus esta em nosso coração , somos o templo do Espirito Santo.
Não é objetivo deste artigo afirmar que é errado você congregar em uma igreja, onde há um templo ou salão de quatro paredes, desde que seja bom ! Sejam reuniões verdadeiras em que predomine o amor, a prestação de contas de tudo com transparência e sobretudo o reconhecimento de que deve-se confessar nossas culpas uns aos outros e orar uns pelos outros.
"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos".Tiago 5:16
Tudo é aceitável por Deus , desde que haja transparência em tudo que realizamos e prestamos contas um ao outro.
"Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu".Mateus 18:18
Isso significa que uma instituição deve ser um corpo sarado sem nenhum de seus membros machucados ou com algum incomodo, como disse o apostolo Paulo
"De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele".1 Coríntios 12:26
Sendo dessa maneira, justifica-se a existência de uma instituição . Onde todos tem acesso as particularidades da instituição e sabem o que podem fazer para o bem estar de cada membro do corpo. Mas infelizmente não é o que tem acontecido nesses dias em que contemplamos, e sim muito pragmatismo, sofismas e intolerância. Para muitos nesse tempo de informação vasta, a opção é servir a Deus de forma mais saudável sendo parte da igreja invisível, ser igreja com os vizinhos , ou um amigo que se encontra na esquina para comer um lanche, reuniões de comunhão com a família , onde em todos esses encontros é possível ter momentos de generosidade, e também Santa Ceia no sentido de praticas de comunhão a qual traz o verdadeiro sentido de estar integrado ao corpo de Cristo, A Santa Ceia no original significa alimentação e sobretudo praticas de ações de amor ao próximo. De acordo com as palavras de Jesus à mulher Samaritana, em João 4, este fenômeno que esta ocorrendo nos dias de hoje , não se trata necessariamente de uma decepção dos membros com suas denominações , mas sim um cumprimento das palavras de Jesus. Claro que em meio a uma estimativa de quase 20 milhões de pessoas que podem chegar ou ultrapassar, tem realmente todos as mais diversas motivações sem duvidas, dentre elas, mágoas , decepção e intolerância etc. Mas é também um cumprimento da palavra de Deus. Que os verdadeiros adoradores não iria adorar no monte e no templo, mas em espirito e em verdade. Dentre outras verdades que a palavra de Deus declara que coadunam a este fenômeno, que o chamam de "desigrejados" mas que na verdade são a verdadeira igreja que esta surgindo na terra neste últimos dias com um grande desafio! Que é adorar a Deus somente; e se livrar das vaidades,costumes,culpas que a religião impõe e engessa ao longo da vida. É realmente um grande desafio livrar-se dos laços da religião, pois na grande maioria das pessoas, são praticas que são ensinadas desde a infância, se faz necessário conhecimento profundo, maturidade e compreensão pró-ativa, e ser um verdadeiro adorador Daquele que é a Verdade o Caminho e a Vida.
wayluzbiblica.blogspot.com

Sobre o Autor:
Celso José B... é Cristão, Bacharel em Teologia pela Faculdade Refidim Jlle e Graduado pela Faculdade Sul Americana LDA.

5 comentários:

  1. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
    Atos 2:42‭-‬47 ARC
    https://bible.com/bible/212/act.2.42-47.ARC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vergonha de texto perante a biblia. Jesus e os apostolos deram a vida pela igreja. E vcs querem se livrar dela. Leiam a carta as 7 igrejas, Deus não quer que vc saia da igreja e sim quer te salvar através dela. Po se não fosse a igreja vc nem conheceria o evangelho...

      Excluir
    2. Não é vergonha nenhuma não Luis Gustavo da Silva. E sim, uma compreensão mais abrangente em todo o contexto que se relaciona a historia da Igreja. Se você ler o artigo com mais atenção vai entender que não ha ninguém querendo se livrar da Igreja, até porque não existe forma de fazer isso, pois a igreja somos cada um de nós que crê no evangelho sem nenhuma alienação religiosa. Isso não tem nada haver e não as reuniões nos templos que na sua grande maioria hoje são entretenimento, campanhas, shows gospel etc.

      Excluir
  2. Também ,penso desta forma ,sou Temente e adorador do Criador de todas as coisas ,e creio no Filho de Deus como Salvador !!! No entanto quando eu frequentei algumas igrejas ,e tentei aplicar o evangelho verdadeiro de Cristo em relação aos ( irmãos ) das tais congregações , não encontrei tal amor tanto pregado nesses lugares chamados igrejas , só percebi interesses pessoais , hoje eu reconheço que Deus é muito mais e está muito além das tais igrejas !!?

    ResponderExcluir
  3. Luiz Gustavo da Silva ! Querer comparar os apóstolos de Jesus com os crentelhos brasileiros é muita hipocrisia da sua parte , você precisa ler mais , não só ler mas também raciocinar um pouco mais . Por exemplo não acredito que hoje existem profetas ,pois seriam mortos ,leia a Bíblia e veja que os profetas foram todos mortos ,e se hoje um pregador verdadeiro falar a verdade ,pregar como Cristo pregava ,e uma vez só ,nunca mais deixam ele pregar , porque o povo não gosta da verdade ,o povo gosta de massagem de ego e de evangelho cor - de - rosa , pronto falei !!!

    ResponderExcluir