terça-feira, 27 de novembro de 2018

Ceia do Senhor era pão e vinho? Como era a Igreja dos apóstolos?

Ceia do Senhor como é celebrada tradicionalmente é apenas uma simbologia e dogma. Enterrar as sobras do pão e do vinho como fazem até hoje algumas igrejas é porque herdaram ensinos e influências católica romana, que acreditam que a hóstia (pão) realmente transforma-se em substância do corpo de Cristo, de igual forma o vinho em substância do sangue de Cristo, doutrina esta, que foi instituída no concílio de Trento em 1542 pelo Papa Paulo III e desde então passou a ser um dogma, antes disso era a forma dos primeiros apóstolos. Corpo e sangue de Cristo é a igreja, que Ele derramou seu sangue em sacrifício no calvário e nos justificou, fazendo de todo aquele que Nele crê parte integrante de seu próprio corpo que é a igreja, ora, um corpo tem carne e tem sangue, logo somos o corpo e o sangue de Cristo. Com base em carta de l Corintios 11:17-34, temos um relato da Ceia do Senhor que era celebrada nos dias em que o apostolo Paulo escreve esta carta a igreja de Corinto. Fica muito claro nesta carta que a igreja naqueles dias era caracterizada por um ajuntamento de pessoas, dentre elas ricos, pobres e escravos. O que ocorria neste grupo de pessoas era que: ao reunir-se, os mais ricos traziam suas refeições e comiam antecipadamente para não se misturar com os mais pobres e escravos, assim também não era dividido a Ceia do Senhor de forma que todos participassem e se saciassem de igual modo, como diz
"Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se".1 Coríntios 11:21
Temos então nesta carta de Paulo um parecer que, Ceia do Senhor, antes de tudo era alimentação, que por sua vez era diferenciada entre ricos e pobres, ou seja, os ricos traziam alimentos que eram acostumados a comer, os pobres da mesma forma, traziam o que podiam ou talvez quase nada. Ouve então dissenções nesta igreja sobre o modo de celebrar a cerimonia dos alimentos, Paulo escreve então esta carta repreendendo e ensinado a igreja a como se comportar e viver verdadeiramente o sentido real de "Ser corpo e Sangue de Cristo" foi quando disse Paulo em sua carta
"Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha".1 Coríntios 11:23-26
O Pão e o vinho como simbolo, representa toda sorte de alimentação que é reunida em um ajuntamento de pessoas que, em comunhão na mesma fé e amor, se alimentam e bebem juntas. Como a igreja não é templo, nem prédios, e sim cada um de nós ! Caracteriza-se então que, assim como a legitima igreja, que é cada ser, que por sua feita anda pelos mais diversos lugares, casas de amigos, parentes, e tantos modos de ajuntamento, vale salientar que, participamos de momentos de Ceia do Senhor em múltiplas ocasiões, desde que seja abençoado e reverenciado o momento da alimentação.
" Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida".João 6:53-55
Não é dificil entender que a igreja de Cristo na terra verdadeiramente é o corpo, a própria carne e sangue de Cristo. Tendo concepção disso como fato, quer dizer que aquele que não se integraliza ao corpo e ao sangue de Cristo, que é a igreja genuína na terra não tem vida em si mesmo. Ou seja,comer o corpo de Cristo e beber seu sangue, é o mesmo que respirar a igreja, viver a igreja, sofrer pela igreja e sobretudo viver piamente o evangelho.
Sendo assim podemos concluir que ha muitas pessoas que se dizem cristãos, e até se dizem ministros do evangelho, que não participam efetivamente do corpo e do sangue de Cristo. Pois se comportam como os ricos daquele tempo, canalizando a Ceia do Senhor como um sacramento restrito as quatro paredes da denominação, no intuito de ter o controle do rebanho, e em sua administração eclesiástica, pouco tem haver com o evangelho.
Paulo ensina nesta carta os valores da comunhão da igreja, que é feito em momentos de ajuntamentos onde sempre temos como cultura as refeições e exorta dizendo:
"Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros". 1 Coríntios 11:33
É comum em muitas famílias, cujo o Pai e sacerdote familiar é zeloso e sábio, o ato de se reunirem, mulher e filhos, para o momento das refeições e ser esse um dos horários áureos da família durante toda vida. Assim é também a família de Cristãos, devemos valorizar esses hábitos ao qual o Senhor nos ensinou. O qual verdadeiramente é a Ceia do Senhor, que é aplicada tanto nas refeições e sobretudo, nas nossas ações de amor ao nosso irmão, que de acordo com os ensinos do evangelho é o ato que autêntica a verdadeira Ceia do Senhor ( corpo do Senhor, igreja, irmãos etc.). Afinal Ceia no sentido do Evangelho não é só comer e beber para própria condenação. Ceia do Senhor se caracteriza também pelas ações do dia a dia que são feitas e oferecidas em nome do Senhor.
wayluzbiblica.blogspot.com

Sobre o Autor:
”SEU_NOME” Celso José B... é Cristão, Bacharel em Teologia pela Faculdade Refidim Jlle e Graduado pela Faculdade Sul Americana LDA.

6 comentários:

  1. Muito obrigada! Esclarecimento trouxe luz e me ajuda em minhas crises de consciência e elimina medos de estar errando na forma de cultuar ao meu Deus.

    ResponderExcluir
  2. O corpo e o sangue de nisso SENHOR Jesus Cristo está sim presente no Pão e no vinho consagrados durante a missa. Se naonfisse assim, Jesus teria dito :"isso SIGNIFICA O MEU CORPO ", MAS ELE DISSE :"ISTO É MEU CORPO!" Respeito sua opinião de não ser catolico, mas distorcer os textos bíblicos e forçar eles a chegarem nesse seu raciocínio, isso não é uma boa Teologia. Veja os milagres que aconteceram e que ainda acontecem: milagre de Lanciano, os.kimagres eucarística que ainda acontecem até o dia de hj...Veja os testemunhos dos primeiros cristãos a didake, tudo fala da Santa ceia e reforça a presença do corpo do Senhor.
    Meu nome é Adriano Aparecido Alves e sou estudante de Teologia, pela Uninter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Corpo e sangue de Jesus Adriano esta presente em seus discípulos, ou seja na comunhão de todos que se reúnem em nome Dele, que por sua vez é celebrado a união com alimentação... que no sentido bíblico significa a Ceia.
      Quanto ao corpo de Cristo, todos os Cristãos são verdadeiramente o corpo de Cristo (Igreja) e não literalmente pão e vinho, apesar de tudo na criação seja alimentos, plantas, minérios ou qualquer outro elementos da criação, indiretamente são oriundos de Deus (Criador). Parabéns pelo curso que esta fazendo. Que Deus te abençoe e continue acrescentado mais e mais conhecimento a sua vida.

      Excluir
    2. Nossa !!! Estudante de teologia da Uninter , quanto erro de português , não terminei nem o médio e escrevo muito melhor que tu , escrevendo desse jeito vai convencer muita gente ,hein ,Adriano !!!

      Excluir
  3. Senhores ,noten , que Paulo ,ao citar que quando estavam ceiando ,estava e anunciando a morte do Senhor !!! Por isso ,vigiai com esse negócio de ceia ,acaso Cristo está morto ? O meu não !!! Reflitam !!!

    ResponderExcluir