terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Não toqueis nos meus ungidos e não maltrateis os meus profetas ... Salmos 105:15

Muitos entendem este verso de louvor e gratidão  do Salmista como um mandamento veemente em relação as questões de cautela quando o assunto é pertinente a  um líder religioso etc.

Este verso encontra-se em um contexto em que o salmista louva a Deus por haver guardado o seu concerto com Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés,  Arão e Josué etc. Também por haver livrado da servidão do Egito e conduzido seu povo pelo deserto até Canaã.

Deus fez uma aliança com Abraão que progressivamente estendia-se a sua descendência, diante deste propósito realmente nada poderia impedir os planos de Deus com Abraão. Como podemos comprovar em :
Gênesis 12:17 " Feriu o Senhor a Faraó com com grandes pragas e a sua casa, por causa de Sarai mulher de Abrão ".
  Em Gênesis 26:8-11, aconteceu uma situação similar a que ocorreu com Abraão e Sara, também  com Isaque e Rebeca em Gerar junto a Abimeleque Rei dos Filisteus.


Deus tinha e sempre terá certamente todo cuidado e vigilância sobre a vida de todo ser que Ele escolheu para cumprimento de seus propósitos .


Entretanto não devemos ignorar que esta aliança de Deus com Abraão e sua descendência é nos dias de hoje extensiva   a todo aquele que aceita, se batiza e se reveste de Cristo. Como diz:
" Porque todos quantos fostes batizados em Cristo, já vos revestistes de Cristo. Nisto não ha judeu nem Grego; Não ha servo nem livre; Não ha macho nem fêmea; porque todos vós SOIS UM EM CRISTO JESUS.
E se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a Promessa". Gálatas 3:26-29.


Sendo assim; na nova aliança com Cristo todos nós somos iguais perante Deus  através do sacrifício de Cristo cravado na cruz. Sendo que, não ha mais patriarcas. Não ha mais líder provido de uma unção ou espiritualidade mais privilegiada do que os outros, porque todos somos um em Cristo. Todos somos herdeiros . Todos desfrutamos de um mesmo dom e herança, feitos co herdeiros com Cristo.

Portanto entender que existe uma autoridade espiritual maior do que a outra, de tal forma que seja imune de ser tocada, seria o mesmo que anular o que Cristo conquistou.


O que a palavra nos registra a esse respeito é que devemos confessar nossas culpas uns aos outros e orar uns pelos outros para que sejamos sarados "Tiago 5:16"
Isso porque somos iguais e um só corpo em Cristo. Claro que devemos ter em uma comunidade administração das habilidades e dons de cada individuo . Mas todos devem ser servos e confessar-se um ao outro.
Jesus quando cumpriu seu ministério censurou veementemente os lideres religiosos; os chamando de sepulcros caiados "Mateus 23:27" , ora, eles esperavam o "respeito", "reverencia" de homens "ungidos" e "intocáveis" . Mas Jesus nos mostra que não é assim, como ensinam os lideres religiosos hereges. Eles ensinam um tipo de foro privilegiado sobre eles, usando o Antigo Testamento como fundamento de seus ensinos. Mas a verdade é que Cristo substituiu este legado por uma nova aliança de unidade com Ele somente.

Nele não ha servo nem livre, não ha judeu nem grego; ou seja; não há hierarquia instituída.
Jesus ensinou que não devemos é tocar  em questões relacionadas a inocência, quando disse :
" Deixai vir a mim os meninos e não os estorveis, porque dos tais é o Reino dos Céus". Mateus 19:14
Com base na inocência das crianças devemos entender também e acatar a inocência dos menos esclarecidos e incautos . Esses sim! devemos considerar como ungidos, escolhidos e menina dos olhos do Senhor.
Mas de forma alguma devemos temer as injustiças, heresias e de forma alguma se deixar levar por uma timidez maligna e hipnotizada pelo medo de estar tocando em um "ungido", "profeta" titulo este o qual foi o homem mesmo que se intitulou.
Ungido na verdade é Aquele que é literalmente a Verdade e a Vida, Jesus Cristo o Filho do Deus Vivo; que pelo seu imenso amor e misericórdia, nos outorgou o direito dessa unção e glória, que é provada através de nossa voz em favor da verdade, justiça e amor.
Quem assim procede não importa a posição social que se encontra . Pode ser um jornalista, um trabalhador da lavoura, um operário, um presidente, um escravo ou livre, é um herdeiro e protegido do Senhor, e ai de quem lhe tocar.

Sobre o Autor:
Celso José B... é Cristão, Bacharel em Teologia pela Faculdade Refidim Jlle e Graduado pela Faculdade Sul Americana LDA.

2 comentários: